ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Centro de Dados

Destaques técnicos do centro de dados Markezone

Certificação ISO 27001 - A TÜV Saarland (Autoridade Alemã de Inspeção Técnica) certificou o centro de dados de acordo com a norma internacional ISO 27001. Esta norma define os requisitos para o estabelecimento, implementação, operação e monitoramento de um sistema documentado de gestão de segurança da informação (ISMS).
O cobiçado selo TÜV ISO 27001 confirma o uso de uma gestão eficiente de segurança para proteger os dados dos clientes. Isto significa que todos os dados armazenados e processados no centro de dados estão protegidos contra acesso não autorizado ou danos.

image
Refrigeração
Centro de Dados Soluções
Foi instalado no datacenter um sistema de refrigeração inigualável. Este sistema faz uso de grande quantidade de fontes de água subterrânea da área, que são extraídos por meio de poços especialmente construídas. Normalmente, o resfriamento é um dos fatores de potência e de custo mais importantes num centro de dados. Mas uma vez que a água subterrânea tem apenas 12°C quando é retirada do solo, a temperatura não precisa ser ainda mais reduzida. Isso tem grande impacto sobre o balanço energético. A própria água do solo nunca entra em ciclo de refrigeração interna do centro de dados. Ela só é usada para tirar o calor do ciclo de arrefecimento interior por meios de permutadores. Não é nem poluída neste processo nem existe desperdício de água.

Devido a esta economia de custo e método de resfriamento eficiente o valor PUE (Power Usage Efficiency) europeu alcançado é de 1,18; uma melhoria de 25% face à média europeia de 1,62.
image
Fornecimento de Energia
Centro de Dados Soluções
A par da conexão de rede e ar condicionado, o fornecimento de energia é um dos três principais fatores a ter em conta em relação às operações do data center. Portanto, muita atenção foi dada ao desenvolvimento de um conceito de alimentação à prova de falhas:
  • Dois circuitos separados e independentes de energia fornecem cada servidor em rack. Além disso, cada rack é garantido por 2x16 amperes.
  • Se a alimentação externa fornecida por empresas de energia elétrica falhar, as UPS (fonte de alimentação ininterrupta) entram em ação. E porque as UPSs foram instalados de forma redundante, a fonte de alimentação vai permanecer intacta, mesmo se um dispositivo UPS falhar.
  • Geradores topo de gama a diesel de baixa emissão garantem uma fonte de energia constante, caso a alimentação externa falhe. Dois tanques de diesel com capacidade de 26.000 l cada estão disponíveis para energizar os geradores, e eles podem até mesmo ser reabastecidos durante a operação.
  • Os quadros de distribuição de baixa tensão regulam o total fornecimento de energia ao centro de dados. Eles cuidam para que os geradores a diesel entrem em funcionamento precoce quando são necessários.
  • Os componentes individuais podem ser removidos dos circuitos de energia para efeitos de manutenção sem qualquer interrupção.
image
Redundâncias
Centro de Dados Soluções
Foi dispensado muito cuidado quando o datacenter foi planeado na definição da maior disponibilidade possível:
  • Fonte de alimentação: redundância n + 1 ou 2n + 1.
  • Todos os transformadores, quadros de distribuição de baixa tensão, componentes UPS (Uninterruptible Power Supply) e geradores são instalados com pelo menos n + 1 de redundância.
  • Arrefecimento: sistemas de poços, bombas e circuitos de refrigeração são definidos de forma redundante. Se um componente falhar, outro pode assumir de imediato. Assim, é garantida uma refrigeração constante.
image
Componentes Amigáveis do Ambiente
Centro de Dados Soluções
É utilizado no datacenter o sistema de ar condicionado de precisão CyberAir 2 com DFC do fabricante Stulz. Ele condiciona o ar das grandes salas de computadores e equipamentos com uma carga térmica de mais de 20 kilowatts, até 60% mais económica do que os sistemas de refrigeração compressor convencional.
O CyberAir 2 é o primeiro sistema de ar condicionado de precisão do mundo que considera a carga de calor nas salas de informática juntamente com a variação sazonal da temperatura ambiente. Ela seleciona automaticamente o modo de funcionamento ideal para cada caso. Em clima frio, a tecnologia de ar-condicionado automático integrado DFC faz uso da dinâmica do ar exterior. O uso intensivo do compressor (DX) de energia de refrigeração só feito quando for absolutamente necessário. Para isso, todas as unidades são equipadas com ventiladores de velocidade controlada por EC e válvulas de expansão eletrônicas.
Os geradores a diesel da fabricante alemã Aggretech, que são usados ​​no datacenter para alimentação de emergência, têm a melhor classe no campo dos poluentes. Isso significa que estes geradores produzem consideravelmente menos emissões do que os dispositivos comparáveis. Assim, eles protegem ativamente o nosso ambiente.
image
Conetividade e Conexão de Rede
Centro de Dados Soluções
O centro de dados está diretamente conectado à rede IP Europeia da PlusServer AG. Com uma estrutura de anel MPLS totalmente redundante e uma capacidade total de 100 Gbit, este backbone liga o centro de dados por um caminho direto a Frankfurt e também num outro caminho redundante a Paris e Bruxelas. Assim, assegura-se a todo o tempo que todos os dados são transferidos para a Internet com o mais alto desempenho e disponibilidade.
Toda a rede de IP PlusServer é definida como um Sistema Autônomo (AS) com os identificadores 34088 e 8972. Esta rede incluí todas as ligações nacionais e internacionais para a PlusServer. A rede IP baseia-se numa rede portadora em fibra ótica e tem uma capacidade de várias centenas de Gbits por segundo. A conexão com IXPs importantes (Internet Exchange Points) na Europa, Ásia e América permite à PlusServer, juntamente com outros parceiros, operar peerings públicos com todas as transportadoras IP importantes, ISPs e fornecedores de conteúdo, assim como muitos outros pontos de peering privados. Detalhes das nossas conexões:
  • Deutsche Telekom: 10 x 10 GBit
  • Level 3: 10 x 10 GBit
  • Global Crossing: 8 x 10 GBit
  • cogent: 5 x 10 GBit + 3 x 10 GBit
  • interoute: 7 x 10 GBit
  • DE-CIX: 6 x 10 GBit
  • ECIX: 6 x 10 GBit
image
Prêmios e Certificados
Centro de Dados Soluções
Datacenter Star Audit (DCSA) - Mais uma vez, o centro de dados recebeu a mais alta classificação possível de cinco estrelas na nova versão 3.0 do Datacenter Star Audit’s realizada pela associação ECO da Indústria de Internet alemã; o DCSA é um selo objetivo e independente de qualidade para centros de dados. O DSCA 3.0 é uma auditoria completamente nova, revista em 2013. Os centros de dados são avaliados por pelo menos dois auditores independentes, de acordo com critérios pré-determinados. A auditoria concentra-se principalmente na disponibilidade e segurança da infra-estrutura nos centros de dados. Assim, o número de estrelas atribuídas indica o tipo de infra-estrutura e as medidas previstas para garantir a segurança e disponibilidade.

O centro de dados cumpre todos os requisitos para um centro de dados de 5 estrelas.

Este prémio por uma autoridade independente é uma excelente referência para o alto nível de confiabilidade e segurança do centro de dados.
image
Estrela Verde
Centro de Dados Soluções
Como parte do DCSA, o centro de dados é um dos primeiros também a receber a nova estrela verde.

A estrela verde certifica o centro de dados como "Approved Energy Efficient Data Center" e, portanto, destaca a sua eficiência energética ideal.
image
Certificação ISO 27001
Centro de Dados Soluções
Certificação ISO 27001 - A TÜV Saarland (Autoridade Alemã de Inspeção Técnica) certificou o centro de dados de acordo com a norma internacional ISO 27001.

Esta norma define os requisitos para o estabelecimento, implementação, operação e monitorização de um sistema documentado de gestão de segurança da informação (ISMS).

O cobiçado selo TÜV ISO 27001 confirma o uso de uma gestão eficiente de segurança para proteger os dados dos clientes.

Isto significa que todos os dados armazenados e processados no centro de dados estão protegidos contra acesso não autorizado ou danos.